Por que se vacinar contra a gripe todo ano?

Os vírus da gripe sofrem mutações com muita frequência. Entenda a importância de se vacinar contra a gripe anualmente.

Agora, as vacinas contra influenza têm uma nova cepa do vírus Influenza H1N1. Desde 2010, não ocorria mudança deste tipo. No último ano, observou-se que o vírus sofreu mutação genética e está diferente.
 
Os vírus da influenza, popularmente conhecidos como gripes, sofrem mutações com muita frequência. Em decorrência disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus que possivelmente devem circular no inverno do ano seguinte.
 
Diante do fato, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina qual será a composição da vacina para o ano seguinte. Os fabricantes autorizados a disponibilizar vacinas para o Brasil, sejam para o SUS ou Rede Privada, só estão aptos a produzir esse tipo de vacina.
 
O processo de produção da vacina influenza não é rápido, levando cerca de 6 meses. Por isso, quando a demanda é muito grande, como aconteceu em 2016, os fabricantes têm dificuldade de abastecer o mercado.
 
A Anvisa publicou no Diário Oficial da União que as vacinas indicadas para o Brasil devem conter os seguintes vírus:
 
- Na forma trivalente:
Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015
Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014
Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008
 
- Na forma quadrivalente:
Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015
Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014
Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008
Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013
 
Como a vacina contra influenza mantém proteção por até 12 meses, ela deve ser repetida anualmente. 
 
Estudos científicos comprovam que pessoas que tomam a vacina contra influenza todos os anos têm maior proteção contra infecções respiratórias. 
 
Profissionais de Saúde, crianças, idosos, gestantes e doentes crônicos estão entre os pacientes de maior risco de desenvolver a doença. Porém, todas as pessoas acima de 6 meses podem se vacinar.  
 
Texto: Tharita Teixeira - Gerente Técnica do Imuniza Vacinas