Saiba mais sobre a vacina contra Gripe

Você sabia que a vacina contra gripe é atualizada anualmente? As cepas (versões do vírus incluídas na vacina) utilizadas são aprovadas pela Anvisa, seguindo as recomendações da OMS para todo o Hemisfério Sul.

A seleção que irá compor a vacina é feita a partir dos vírus de maior circulação no período que antecede o ciclo de imunização, garantindo assim a sua eficácia. 

Quando tomada na época adequada, a vacina contra gripe apresenta 89% de eficiência. Sua segurança é garantida para todas as faixas etárias, pois não costuma apresentar reações colaterais graves. 

A proteção no organismo começa a acontecer cerca de 15 dias após a vacinação, sendo que a proteção máxima será atingida após aproximadamente 45 dias. A validade da vacina é de um ano devido às mutações que o vírus sofre, razão pela qual as cepas são reformuladas no mesmo período. 

A vacina influenza recomendada para 2017 tem duas versões: tri* e quadrivalente**. A vacina trivalente protege contra três vírus: influenza A - H1N1, influenza A - H3N2, influenza B - Brisbane. Já a quadrivalente protege também contra o vírus influenza B - Phuket.

Lembre-se: a maior ocorrência de gripe no Brasil costuma acontecer logo após o verão, por isso previna-se e proteja a sua família!

*Vacina trivalente indicada a partir de 6 meses. **Vacina quadrivalente indicada a partir de 3 anos.